Flávio Cerqueira _ artista visual _ ateliê coletivo | Vila Madalena, SP

 

É interessante partir do princípio que o artista é o grande observador da contemporaneidade. Cada um acha seu meio, sua forma de expressão para retratar do mundo. Seja para faze-lo mais bonito, seja para se livrar de tormentas, mas o artista sempre observa e nos mostra qual é a sua visão, tornando a obra parte de sua intimidade.

A visita ao atelier, o cerne da criação, torna a experiência ainda mais fantástica. E fantástica é a palavra exata para explicar Flávio Cerqueira e seu trabalho. Entrar em seu atelier é quase uma visita a infância, uma infância de sonhos, de medos, de realizações e crescimento.  Talvez pela pureza que esta nos olhos de cada personagem criado em esculturas quase barrocas de tão perfeitas. A sensação de estar conhecendo Gepeto e seus Pinochios, todos criando vida própria, cada um com um sentimento particular, tão bem expressados  que a compreensão é imediata.

São todos sentimentos universais, com os quais todos nós nos identificamos. São homens e garotos que transcendem o gênero, são pessoas, de mãos atadas, cobrindo a cabeça ou criando asas. Todos passando pelo processo natural da maturidade, do crescimento. Mostrando também a maturidade e o crescimento do próprio Flávio.  E com esse humor sutil, que toca de forma profunda, a intimidade do artista é revelada. Entre ferramentas, barro e bronze sua visão toma forma e o espectador lhes dá a vida, pois não há como não se reconhecer dentro das sensações retratadas.

http://flaviocerqueira.com/

Fotos:Leka Mendes
Texto: Priscilla Nasrallah